Quem sou eu

Minha foto
A Clínica CorpusBlu tem um amplo espaço climatizado, bem localizado na cidade de Blumenau/ SC, na Rua Teófilo Otoni, 54 Sala 301 no bairro Vila Nova, Próximo ao Pronto Atendimento da Unimed. TELEFONE: (47) 3209 - 1050. Temos Pilates Studio; Pilates Solo/Bola; Pilates Funcional; Massagem com Pedras quentes; Reiki Xamânico Estelar; Barra de Acces/Facelift Energético; Massagem Epicrânia, e toda a parte de estética Corporal e Facial. Faça nos uma visita e venha conhecer a clínica!!

terça-feira, 21 de setembro de 2010

O que é normal sentir após a primeira aula

Quem já não sentiu dor depois de fazer exercícios, principalmente quando se inicia uma atividade física? A dor é inevitável tanto para iniciantes como para atletas, mas o importante é saber até que ponto ela é considerada normal ou se está se tornando maléfica.

Se você é iniciante, se está sem praticar exercícios há muito tempo, qualquer atividade irá causar dores musculares no dia seguinte podendo se prolongar até mais dois dias. Isto porque o organismo precisa de um tempo para se adaptar a novos esforços.
Saiba que 24 horas após a primeira aula é comum sentir uma dorzinha leve, reação normal da musculatura. No dia seguinte, a dor deve piorar para só desaparecer no terceiro dia, mas nada que atrapalhe a sua rotina.

Se você fizer o mesmo treino por um determinado período (em média de 2 a 3 meses) o seu organismo irá se adaptar a intensidade do exercício feito e esta dor irá desaparecer aos poucos.
Vencida a fase de adaptação, você não deve sentir dores nem durante nem depois do exercício. Doeu? A recomendação é desfazer a posição ao primeiro sinal de incômodo. E praticar um pouco a tal conscientização corporal, cuja primeira regra é não forçar a barra. Mas, veja bem, conforto absoluto também não é bom sinal. O ideal é ficar no limite da dor e do conforto, pois também não adianta nada exercitar-se com a mesma facilidade que você assiste à tevê sentada no sofá.

Mas sempre que você fizer exercícios físicos ou atividades físicas diferentes ou aumentar a intensidade dos exercícios que já está fazendo ou ainda ficar um tempo sem fazer os exercícios e voltar aos mesmos proporcionando novos estímulos ao corpo, esta dor aparecerá.
A medida é perceber que o músculo está sendo trabalhado, a articulação está sendo exigida, a respiração não está ofegante nem travada, mas intensa, e o seu limite está sendo respeitado. É importante ainda sentir-se bem ao término da aula, sem tensão nos músculos.

Agora tudo depende do seu objetivo. Se você quer melhorar a sua performance, aumentar a massa muscular e melhorar o seu condicionamento cardiorespiratório deverá trabalhar com limites e treinos mais intensos podendo causar estas dores musculares nos dias seguintes ao exercício executado.
Se você treinou e sentiu dor no dia seguinte, procure treinar outros grupos musculares ou fazer atividades com menor intensidade para não piorar a situação. Por isso é muito importante fazer uma avaliação física antes de iniciar os exercícios e conhecer exatamente o seu nível de condicionamento, trabalhando de forma adequada com a intensidade certa que possa lhe proporcionar melhora no rendimento sem causar lesões, respeitando o seu limite.
Fazer compressas de gelo, que é um processo antiinflamatório, pode ajudar a diminuir a inflamação nos músculos. Faça pelo menos 2x por dia por 10 minutos.
Não esqueça de fazer muito alongamento antes e depois dos exercícios, pois estes também ajudam a relaxar a musculatura depois do esforço.
Respeite o período de repouso não treinando o mesmo grupo muscular em dias seguidos ou alternando atividades intensas com atividades moderadas em dias seguidos.
Se estiver com muita dor não treine. Descanse!

A escolha do professor

Evitar dor, lesões, problemas articulares tem tudo a ver com a escolha do professor: Se o instrutor, além de dominar totalmente a técnica, acompanhar o trabalho dos alunos e corrigir os erros desde cedo, o risco é muito pequeno.

Direto ao ponto

Ioga e pilates estão entre as modalidades de exercícios mais seguras porque não causam impactos e exigem poucas repetições. No entanto, não pense que as posturas são fáceis e inofensivas. Se forem mal executadas, podem causar, a médio e longo prazo, dores musculares, distensões ou até mesmo agravar uma lesão pré-existente.

Como evitar lesões

Ombros, coluna, punhos, tornozelos e joelhos exigem mais atenção na hora de praticar ioga e pilates.

Prevenção da dor muscular tardia

Todos praticantes de atividade física e esportiva e até mesmo indivíduos sedentários, já experimentaram alguma vez na vida episódio de dor muscular tardia (DMT), principalmente após a execução de um padrão de movimento diferente daquele ao qual estão acostumados.
A dor se manifesta até aproximadamente oito horas após o exercício, aumentando de intensidade nas primeiras 24 horas e alcançando o máximo de intensidade entre 24 e 72 horas. Após esse período, há um declínio progressivo na dor, de modo que de cinco a sete dias após a carga de exercício ela desaparece completamente.
Exercícios de alongamento, realizados antes ou após a atividade, reduzem a produção de dor muscular tardia. Portanto, a pratica de exercícios de Pilates direcionada a reabilitação, ou pós reabilitação tem se mostrado eficiente na prevenção da DMT, já que o método utiliza de seus princípios básicos que promovem um posicionamento corporal correto e assim facilitam o alongamento muscular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário