
Por isso, a dica é passar a incluir as frutas em meio às refeições. A mescla dos sabores doce (da fruta) e salgado (dos pratos) despertam sensações inusitadas no paladar. E os benefícios não terminam numa refeição mais gostosa. Há misturas que melhoram a digestão e outras que aumentam a saciedade.
A seguir, uma série de dicas para você incrementar os seus pratos com frutas:
Abacaxi com carne: o abacaxi apresenta uma substância chamada bromelina, amaciante natural das carnes. Assim, essa combinação dá uma sensação de conforto, melhorando a digestão dos alimentos.
Feijoada com laranja: incluir a fruta na refeição é mais do que saboroso. A laranja estimula a liberação de suco gástrico no estômago, o que facilita a digestão dos alimentos e diminui a sensação de peso que se abate sobre você após a feijoada.
Farofa com ameixa: A ameixa é um ótimo laxante enquanto a farinha tende a prender o intestino. Combinando as duas, mesmo quem sofre com prisão de ventre pode experimentar uma farofinha.
Salmão com molho de maracujá: os peixes de água fria, como o salmão, protegem seu coração contras doenças cardiovasculares enquanto a vitamina C presente no maracujá tem efeito antioxidante, ou seja, trabalha contra o envelhecimento das células.
Maionese com maçã: a fruta faz bem mais do que dar um toque especial na sua maionese (que, rica em gorduras, é uma ameaça para o coração). A maçã é rica em flavonóides, substancias que diminuem a capacidade de oxidação do colesterol e, portanto, dificulta que ele se fixe na parede das artérias, causando o entupimento (ateromas).
Banana à milanesa: ela dá muito mais sabor a qualquer prato. Rica em potássio, a banana é uma ótima pedida para atletas que sentem cãibras e também deve compor o prato de quem precisa de muita comida para se sentir saciado (isso porque, como ela é rica em fibras solúveis, a digestão demora mais e você tarda a sentir fome novamente). O problema aqui está na milanesa, que acrescenta muitas gorduras e calorias ao seu prato. A dica: mantenha a banana in natura ou, se preferir, dê uma grelhada na fruta.
Molhos agridoces: os molhos agridoces orientais, principalmente da cozinha chinesa, devem ser consumidos com cuidado. Eles contêm muita gordura e muito sódio, o que pode prejudicar a dieta de pessoas com hipertensão, por exemplo. A melhor opção, é adoçar sua refeição com a fruta in natura.
Frutas em calda: elas acompanham muitos pratos, incluindo o tender assado, comum em muitas festas. O sabor fica delicioso e as frutas em calda preservam boa parte dos nutrientes contidos na versão in natura. O problema está no excesso de calorias que o açúcar usado no cozimento acrescente. Sendo assim, dispense as compotas no dia-a-dia.
O que devemos ter sempre à mesa:
· Alimentos frescos.
· Alimentos da estação ou orgânicos.
· Alimentos lavados adequadamente.
· Alimentos, tipo semente, germinados (comida viva).
· Frutas: Maçã, uva, uva passa, banana, banana passa, azeitona, pêra, mamão, tangerina, abacate, laranja, limão, manga, tâmaras, caju, coco, amora, melão, melancia, abacaxi, açaí, seriguela, maracujá, romã, caqui, etc.
· Raízes: Batata, batata-doce, nabo, rabanete, cenoura, aipim, inhame, batata-baroa, cará, beterraba, etc.
· Legumes: Chuchu, pepino, abóbora, tomate, berinjela, pimentão, abobrinha, vagem, quiabo, etc.
· Verduras: Acelga, agrião, couve-flor, aipo, alfaces, couve, brócolis, acelga, rúcula, almeirão, bertalha, espinafre, repolhos, chicória, aspargo, etc.
· Temperos frescos: Salsa, alho-poró, alho, cebola, cebolinha, manjericão, orégano, erva-doce, estragão, tomilho, pimentas, etc.
· Sementes: Feijões (soja, feijão preto, feijão de corda, grão-de-bico...) e cereais (arroz, trigo, milho, aveia, quinoa...) devem ser consumidos de preferência germinados.
· Nozes e castanhas.
· Bebidas: água mineral, suco de frutas frescas, água de coco, chás naturais, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário