
A limpeza do dia-a-dia
A limpeza de pele, principalmente do rosto, beneficia tanto mulheres como os homens em vários aspectos. Seja para evitar o excesso de oleosidade, surgimento de cravos ou pêlos encravados. Para isso, vale a pena adotar alguns cuidados básicos que evitam esses problemas e deixam a pele mais viscosa, macia e hidratada.
O importante é considerar o tipo de pele para a escolha do produto adequado. O recomendável é lavar o rosto duas vezes ao dia, de manhã e à noite.
Outra dica é procurar não lavar demasiadamente o rosto durante o dia para não agredi-lo e desequilibrar o pH da pele, tornando-a excessivamente oleosa. O uso do sabonete (líquido ou em barra) deve ser considerado para que o pH da pele não seja muito alterado.
Para uma pele normal a mista, a preferência é para um sabonete sem muita concentração de aditivos, sendo que o ideal é um que tonifique. Para a pele oleosa, é recomendado o uso de sabonete com substâncias mais secantes - como o própolis ou algo mais forte -, que possa ser usado como preventivo junto a um sabonete mais leve. Para a pele seca é interessante o uso de sabonetes mais nutritivos, mas que não sejam muito tensoativos (que façam muita espuma) e que hidratem mais.
Já a esfoliação, renova as células, evita pêlos encravados e previne contra cravos e espinhas.
A temperatura da água
Se, num primeiro momento, a água quente pode parecer confortável, no próximo ela pode ser um desastre para a pele porque vai estimular as glândulas a produzirem um excesso de óleo. Logo após o seu uso, a pele fica ressecada e, desidratada, busca estabilidade produzindo mais óleo.
Se a água for muito fria, ela provoca um choque térmico na pele, produzindo vasoconstrição, que pode provocar, em médio prazo, alterações róseas na estrutura da pele.
O ideal é sempre usar água na temperatura natural ou ligeiramente aquecida nos dias frios.
Como enxugar o rosto
Depois de lavado, o rosto nunca deve ser esfregado com toalha. A forte fricção da toalha na pele do rosto estimula as glândulas a produzirem uma quantidade excessiva de óleo.
Quando se tira a umidade da pele do rosto com uma forte fricção, a pele entende que está faltando hidratação e automaticamente produz oleosidade, além do suor.
O recomendável é apenas secar de leve - com um lenço de papel ou toalha - apenas encostando para que a água seja absorvida e dando toques leves até para estimular a circulação. Esses cuidados aumentam para os que possuem pele oleosa.
Como retirar a maquiagem
Podemos considerar a limpeza da maquiagem em duas etapas. Na primeira, a mulher deve usar dois demaquilantes. Um deles deve ser específico, mais suave e com maior potencial de óleo para a região dos olhos, área muito delicada. Para as outras áreas do rosto, ela pode usar qualquer tipo comum de demaquilante. Se ela quiser usar o da região dos olhos no rosto todo, não há problemas.
Naturalmente, o tipo de pele deve ser levado
Depois dessa etapa, lava-se o rosto com sabonete líquido, para então tonificar e hidratar, de preferência com um filtro solar. Duas regras fundamentais: "sabonete líquido sozinho não retira a maquiagem!". E "dormir de maquiagem, jamais!".
O uso semanal de um esfoliante, em sessões de cinco minutos, com leves movimentos circulares, também é muito bem vindo pela pele. O esfoliante também é recomendado para os homens.
Dicas super legais!!!parabéns
ResponderExcluirhttp://raquelhering.blogspot.com/
ResponderExcluirAdorei o post !!
Minha dica de demaquilante é o BI-FACIL da Lancôme !! Acho mto bom, retira tudinho de primeira e é aprovado tanto por dermatologistas como oftalmologista, que é mto importante tbem !!
Beijos, Quel