Com o passar dos anos, o corpo vai se tornando debilitado. Alguns movimentos ficam comprometidos e a impossibilidade de realizar tarefas que antes eram comuns traz grande frustração e até tristeza para os idosos.
Não há como impedir o avanço da idade, mas a prática de exercícios específicos, como o pilates, pode melhorar a qualidade de vida e devolver a autoestima e alegria às pessoas da terceira idade. Uma das grandes vantagens do pilates está na melhora da autoestima do praticante, uma vez que ele consegue realizar uma série de exercícios físicos que até então não se julgava capaz de fazer.
Além de aliviar dores, melhorar a percepção dos movimentos, fortalecer a musculatura e aumentar a flexibilidade, o pilates trabalha o equilíbrio corporal, parte importante para as pessoas na terceira idade. O aumento do equilíbrio é um grande avanço, já que ele é comprometido devido à idade. Essa modalidade não traz nenhum risco aos idosos. Não há nenhum risco de lesão corporal, já que o método pilates é um trabalho aplicado com uma grande margem de segurança, não cansa e não tem impacto.
Nunca deixe de exercitar o físico e a mente – essas duas coisas devem estar sempre em atividade.